quarta-feira, 18 de maio de 2011

Spanish Revolution

Pela primeira vez a sociedade civil espanhola se organizou através de redes sociais para protestar contra os políticos.

Domingo passado, em mais de 50 cidades de toda Espanha, milhares de pessoas foram convocadas por una organização de jovens de apenas alguns meses de vida, denominado Democracia Real Ya, a sair pelas ruas para gritar que estão fartos da política atual.

Muito desse movimento, denominado Spanish Revolution, foi organizado online por esse grupo de jovens que tem usado como slogan a seguinte frase; "Não somos mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros.".

Em Madri , 10,000 manifestantes se reuniram na praça Puerta del Sol reivindicando empregos, igualdade na economia e "democracia real".

Os espanhois estão protestando frente as eleições que estão se aproximando, quando eles votarão por novos representantes municipais e governadores regionais por todo o país, na esperança de trocar os políticos atuais, com quem eles estão tremendamente insatisfeitos.

Os organizadores dizem estar surpresos com a tamanha repercusão desta manifestação na imprensa. Eles ainda acrescentam que, se inspiraram em revoluções árabes e que organizaram o protesto por três meses usando redes socias na internet.

Eu, como curiosa que sou, já fui dois dias até Puerta del Sol, para ver o manifesto que começou no Domingo e está planejado para terminar no próximo domingo, isso se a policia não intervir.

Já houve uma tentativa de eliminar os manifestantes e o acampamento que instalaram alí, mas, com isso, o grupo ganhou mais aliados e ficou ainda mais forte na sua luta a favor da liberdade de expressão.





















































Um comentário:

  1. q legal!!! igual no brasil..rs..la as pessoas não reclamam de nada, e qdo reclamam, são mal vistas...mto bom espanha!!!

    ResponderExcluir